PGE investe na modernização da gestão de processos

A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) se reuniu na manhã desta segunda-feira (20) com a empresa Coreplan Tecnologia para alinhar o início da etapa de validação do projeto de implantação do sistema de gestão de fluxo de processos administrativos, judiciais e da dívida ativa.

A introdução do novo modelo vem acontecendo de forma gradual desde o mês de junho, contemplando as várias áreas de atuação da Procuradoria e atendendo a um cronograma pré-definido. Durante sua fase inicial os procuradores puderam tirar dúvidas acerca do projeto que vai envolver a sede da procuradoria geral, as procuradorias regionais e a representação do órgão em Brasília.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Estratégicos, Bruno Tomé Fonseca, e contou com a participação com o gerente de projetos da Coreplan, Márcio Fernandes. De acordo com o responsável técnico da empresa contratada, todos os fluxos já foram definidos e neste momento está sendo realizado o contato inicial dos servidores com a ferramenta para que o usuário final já se habitue com a interface utilizada e sejam executados ajustes na plataforma, caso necessário.

De acordo com o procurador Bruno Fonseca, com a mudança do processo físico para o digital, a tramitação dos processos passa a ser, praticamente, instantânea, ganhando em quesitos como celeridade, produtividade e segurança, por exemplo, gerando um retorno mais rápido à sociedade, consequentemente.

Como funciona o sistema – consiste na automação dos processos que seguem modelo de fluxo de trabalho onde são definidas com máxima clareza todas as tarefas que cada usuário deve executar, dando fluidez ao desenvolvimento das atividades.

Outro ponto forte do modelo é a construção de sistemas que interagem internamente e também com plataformas externas.