08/11 16:16

PGE/MA avança na modernização do sistema de tecnologia da informação

Pensando em acompanhar a evolução tecnológica, a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) apresentou um novo sistema de tecnologia da informática, todo desenvolvido pela Central de Processamento de Dados (CPD) da própria PGE/MA.

O novo sistema nasceu junto a outros projetos, que irão atender a advocacia pública e os interessados no Direito de forma geral em todo o país. Foi em um encontro do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal (FONACE) que se percebeu a necessidade de disponibilizar, de forma única, os arquivos das Procuradorias e todo material que o Fórum detém. Surgiu a ideia de se criar um site que pudesse agregar tudo isso.

“Depois dessa experiência inicial, surgiram outras necessidades dentro do âmbito das Procuradorias Gerais, como um site para o CONPEG [Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal]. O trabalho que fizemos para o FONACE foi muito elogiado, a ponto de nos solicitarem um site também para o CONPEG”, disse Rames Lopes, assessor júnior de Tecnologia da Informação da PGE/MA.

Dois projetos, que estão em andamento, são de suma importância para a Procuradoria. O primeiro diz respeito a litispendência, onde o objetivo é favorecer a busca por processos que estejam nas plataformas PJ-e e Jurisconsult. O segundo é o Sistema Único de Procuradorias-Gerais dos Estados (SUUP), que vai interligar as Procuradorias estaduais, como fruto do acordo de cooperação técnica preliminar firmado entre CONPEG e Advocacia Geral da União (AGU), no sentido de permitir compartilhamento do sistema eletrônico de gerenciamento de documentos desenvolvido pela AGU.

11-06-19 APRESENTAÇÃO SISTEMA 01

Procurador-geral do Estado Rodrigo Maia avalizou projeto

O núcleo também está finalizando a primeira versão do aplicativo da PGE/MA, mais uma funcionalidade conectada com a modernidade, que surge para atender as necessidades da PGE e da sociedade como um todo. “A ideia é que seja um produto funcional para os procuradores e também tenha funcionalidades a serem utilizadas pelo público, melhorando a prestação do nosso serviço à comunidade”, disse o Procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

O Procurador-geral é um dos maiores entusiastas do projeto, acreditando que todos os órgãos do sistema de justiça precisam tomar para si as inovações tecnológicas. “A Procuradoria deu um passo importante na institucionalização de um núcleo de tecnologia voltado para esse aperfeiçoamento e ouvindo os encaminhamentos dos procuradores, no sentido de buscar um produto que seja eficaz no trabalho diário da Procuradoria”.

A equipe da Central de Processamento de Dados e de Desenvolvimento de Tecnologias é composta pela supervisora de informática Alice Vinhaes, os assessores André Luís e Rames Lopes, o técnico de TI Angleyson Alves e os programadores Renan Mendes e Hugo Leonardo.

Contatos

contatos

Procuradoria Geral do Estado


Av. Presidente Juscelino Kubitschek,
Lt. 25, Qd. 22
Quintas do Calhau
CEP.: 65072-280
São Luís (MA)

Fone: (98) 3235-6767
Fax: (98) 3235-6787

Localização

localização

Click to open larger map