Procurador-geral Rodrigo Maia é homenageado pelo TRE-MA

O procurador-geral do Maranhão, Rodrigo Maia, foi homenageado nesta sexta, 25, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, por méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 2003, a Medalha do Mérito Judiciário Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” tem a finalidade de homenagear pessoas físicas e entidades. A proposta do nome do procurador-geral foi do presidente do TRE, desembargador Cleones Cunha, e acolhida por unanimidade pelo tribunal.

“É um motivo de muita honra e alegria receber esta importante comenda da Justiça Eleitoral, ramo fundamental do Judiciário, considerando que tem a função primordial de resguardar a lisura e a normalidade do processo eleitoral”, disse Rodrigo Maia. “Quero agradecer, imensamente, a todos os membros do tribunal, visto que foi unânime a aprovação do meu nome para receber esta comenda”, completou ele que recebeu a comenda das mãos do presidente do TRE, Cleones Cunha, e do juiz federal Wellington Castro.

RM recebendo medalha

Momento da outorga da medalha

ATRIBUTOS – Antes da outorga da medalha, foram apresentados à plateia no TRE os atributos considerados para a honraria ao procurador-geral: “Rodrigo Maia Rocha é um notável advogado na área eleitoral, tendo ocupado a tribuna desta corte por incontáveis vezes, é atual procurador-geral do MA, procurador desde 2005, compôs por dois mandatos o Conselho seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, foi professor da Escola Superior de Advocacia da OAB e vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública e presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB. Pós-graduado em Ciências Criminais, Direito Processual Civil e em Direito Ambiental. Compôs por três mandatos consecutivos o Conselho Estadual de Direitos Humanos no Maranhão. Foi secretário municipal de Meio Ambiente de São Luís, ocupando neste período a diretoria da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e membro do plenário e da câmara técnica de assuntos jurídicos do Conselho Nacional do Meio Ambiente, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Integra a Associação dos Juristas pela Democracia no Maranhão, foi presidente do Fórum dos Procuradores-Gerais dos Estados da Região Nordeste e atualmente é presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG). Todos esses atributos fazem do nosso dileto agraciado digno credor desta comenda”.

Também foram homenageados o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão Carvalho; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Ângelo Alencar dos Santos; os procuradores Luiz Carlos Gonçalves (TRE-SP) e Leonardo Campos da Fonseca (MS) e a advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão, Anna Graziella Neiva.