11/03 9:18

PGE abre comemorações ao Mês da Mulher com exposição

O mês de março na Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) será marcado por diversas atividades voltadas às servidoras que atuam no órgão. Uma programação variada foi preparada com vistas a homenagear e dar oportunidades às mulheres. A primeira atividade foi uma homenagem no Dia Internacional da Mulher combinado com a abertura de uma exposição feita por artistas plásticas maranhenses.

03-08-19 ABERTURA MÊS MULHER 01

Procurador-geral Rodrigo Maia fez a abertura do evento

A vernissage ‘Mulheres: sentimentos e poesia’ é composta por 63 telas de 17 artistas, todas mulheres, produzidas nas técnicas mista, óleo sobre tela e acrílico sobre tela. Na maioria dos trabalhos, a temática explorada foi o sexo feminino, como no quadro ‘A dor de Maria’, da artista plástica Sônia Muniz. Ela também pintou telas tendo a justiça como tema. “Algumas de nós fazem parte de um grupo chamado G8 de Pintura. Por isso, eu tive a preocupação em trazer quatro telas, das quais, três são sobre mulheres: a Têmis, uma mãe amamentando e uma do encontro de Maria com Jesus descido da cruz (A Dor de Maria)”.

As telas estão nos vidros das salas e corredores do prédio da PGE, localizado no bairro Quintas do Calhau. Quem já participou de outra exposição no órgão é a artista plástica Janete Nakatani. Segundo ela, essa exposição é o resultado de uma união de ideias da organização do evento na PGE e das artistas. “Nós sugerimos que poderíamos fazer uma coletânea de telas só de mulheres pintoras. A temática é livre, mas as obras são todas executadas por mulheres. Além disso, seguindo outra exposição, onde apresentei alguns poemas, foi sugerido que a coletiva tivesse telas e poesias. Daí, o nome da amostra”.

WhatsApp Image 2019-03-11 at 15.00.53

Servidora da PGE mostra obra pintada por ela

A mostra, que foi aberta na sexta-feira (8) e se estende até o dia 5 de abril, conta com a participação de uma servidora da PGE. Ivete Alves Serra, lotada na Procuradoria Trabalhista, pinta telas há quatro anos. Através de um convite da Procuradora-Geral Adjunta, Mara Pinheiro, a ‘artista da casa’ está expondo três telas. “Quando ela (Procuradora-Geral Adjunta, Mara Pinheiro) viu uma tela na mesa em que trabalho, pediu que eu expusesse. Então, quando esta exposição foi acertada, recebi o convite e trouxe minhas telas”.

A abertura do evento foi feita pelo Procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia. “É tão especial este momento que não vamos fazer só um dia. Teremos uma ampla programação, com a realização de uma palestra sobre empreendedorismo e uma oficina de automaquiagem e massagem terapêutica. Isso tudo porque é sempre uma grande honra contar com o apoio dessas mulheres aqui conosco.”, informou.

VEJA REGISTROS DO EVENTO, CLICANDO AQUI.

Contatos

contatos

Procuradoria Geral do Estado


Av. Presidente Juscelino Kubitschek,
Lt. 25, Qd. 22
Quintas do Calhau
CEP.: 65072-280
São Luís (MA)

Fone: (98) 3235-6767
Fax: (98) 3235-6787

Localização

localização

Click to open larger map