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Eficiência e conhecimento são focos de formação na PGE

04-20-18 BOAS PRÁTICAS 02A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA) realizou, nos dias 18 e 19 de abril (quarta e quinta-feira), o curso “Boas Práticas no Processo Administrativo”, voltado aos servidores do órgão. O evento foi idealizado e ministrado pelo Centro de Estudos da PGE/MA, através do seu diretor, o procurador Miguel Ribeiro, e contou com palestras dele e das procuradoras Lorena Carvalho (procuradora-chefe assessoria especial) e Mara Pinheiro (procuradora geral adjunta).

O curso está dividido em turmas. A primeira dela foi formada por 36 servidores, colaboradores e estagiários, que ouviram sobre a técnica design thinking, que prima pela solução de problemas reais de um grupo específico de pessoas.

Tanto os participantes ouviram, como puderam falar, colocando as principais dificuldades que sentem no dia-a-dia do trabalho administrativo-operacional. Para a servidora Ana Tereza Reis, do núcleo de digitalização, o curso foi muito proveitoso e esclarecedor, onde se conseguiu criar e executar rotinas. “A gente já conseguiu estabelecer rotinas. E rotinas que a gente, no dia seguinte, já consegue aplicar no dia de trabalho. Isso é muito positivo para a instituição, para os servidores. O curso foi extremamente estimulante quando você ouve os diretores da casa, a administração da casa te dando dicas de aperfeiçoamento do nosso trabalho. Isso nos dá estímulo para fazer o serviço público mais eficiente, de maneira mais proveitosa”.

A auxiliar de serviços Daiane Oliveira acredita que o curso abriu caminhos para o crescimento e valorização dos servidores. “Nos órgãos públicos, cada órgão tem uma rotina de trabalho. E, muitas das vezes, a gente foge dessa rotina por falta de conhecimento. Não porque quer responder mal, não porque não quer dar uma informação. Mas por não saber dessa informação. Essa capacitação é uma iniciativa muito boa, uma vez que traz valorização aos funcionários e melhoria ao nosso desempenho profissional”.

O idealizador do curso rápido, procurador-chefe da Procuradoria de Estudos, Documentação e Divulgação Jurídica Miguel Ribeiro, destacou que o curso teve como propósito fazer com que os servidores colocassem suas dificuldades e, nas discussões, encontrar formas de facilitação, agilização e otimização dos trabalhos de todos. “Foi um evento de direito e gestão, para buscar melhorias no âmbito do processo administrativo. Eles foram ouvidos e o que falaram vai ser transformado em documento para ser levado aos superiores do órgão”.

VEJA REGISTROS DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO

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