Procuradores Gerais do Nordeste participam de 1ª reunião do Fórum em 2018

Encontro aconteceu em Salvador, na sede da PGE/BA

01-23-18 REUNIÃO FÓRUM PGES 07Integrantes do Fórum de Procuradores Gerais dos Estados do Nordeste reuniram-se, na manhã da última sexta-feira (19), na sede da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, em Salvador, para discutir questões comuns aos Estados e deliberar sobre algumas medidas para atuação conjunta das instituições. Na ocasião foram colocados em pauta temas como Fundef, salário educação, Prevnordeste e lei de renegociação das dívidas dos Estados com a União.

Com o objetivo de dar encaminhamento favorável aos processos que envolvem os estados nordestinos, em alguns momentos ao longo das discussões foi sugerida a participação e o engajamento dos governadores, haja vista a existência de questões cuja resolução requer uma atuação mais política dos estados.

Presidente do Fórum, o procurador geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha, disse que as reuniões têm sido muito proveitosas. Falou, também, sobre a importância delas para que os procuradores-gerais dos Estados nordestinos tenham a oportunidade de compartilhar reflexão e estratégias para a região. “Traçamos estratégias de atuação conjunta dos estados do Nordeste, em relação às demandas comuns que nós temos na região perante aos tribunais, sobretudo o Supremo Tribunal Federal. Também fizemos outros encaminhamentos no sentido de buscar uma cooperação maior, com ênfase na área de capacitação, para que nós possamos avançar na união de esforços em prol dos interesses dos Estados que são signatários deste Fórum”.

O procurador geral da Bahia, anfitrião do evento, disse que a atuação conjunta dos estados nordestinos tem sido bastante exitosa, principalmente nos tribunais superiores. “O Nordeste precisa de uma atuação coordenada e mais acertiva e para isso precisamos desenhar estratégias de forma conjunta, buscar caminhos para obter ganhos para os Estados”, declarou Paulo Moreno.

Participaram do encontro, o procurador geral do Estado do Maranhão e presidente do Fórum, Rodrigo Maia Rocha; o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho; o procurador geral do Estado de Pernambuco, Antônio César Caúla Reis; o procurador geral do Estado do Piauí, Plínio Cleiton Filho; o sub procurador geral do Estado de Sergipe, Guilherme Augusto M. Almeida; e o procurador do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana.

O Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste é um espaço permanente criado no ano de 2015 pelos procuradores gerais da região, que serve para debater temas específicos de interesses regionais e a defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos, como repasses na educação e na saúde, que são inferiores em relação a estados de outras regiões, entre outros problemas comuns aos Estados, intercâmbios e trocas de experiências.

Com informações ASCOM PGE/Bahia